





Minha trajetória profissional
Conclui a graduação de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/SC). Durante esse período, minhas experiências se voltaram para aquilo que vivo enquanto ser-no-mundo.
Primeiro, trabalhei com a Psicologia Social, me aprofundando em formas de compreender e intervir sobre o sofrimento ético-político de populações historicamente marginalizadas, em especial a população LGBTQIA+, cuja exclusão social e falta de garantia de direitos também me atravessam enquanto homem cisgênero gay. Colaborei na organização e condução de grupos online de escuta e acolhimento para a população LGBT+ na Associação em Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na Sexualidade (ADEH - Florianópolis/SC). Foi lá também onde comecei a ofertar atendimentos de psicoterapia individual para pessoas LGBTQIA+.
Depois, escolhi me debruçar sobre a Psicologia Clínica e suas práticas psicoterapêuticas, também partindo da vivência rica que tive em fazer terapia. Ainda no último ano da graduação, comecei minha especialização clínica no Instituto Granzotto de Psicologia (Florianópolis/SC). Encontrei na Gestalt-terapia, minha abordagem, uma base crítica para se trabalhar com o sofrimento humano, sem nunca perder de vista a sensibilidade e o compromisso ético na busca pelo crescimento daqueles que acompanho.
Possuo experiência clínica com:
Ansiedade
Transtorno de Pânico
Depressão
Processos de luto
Relacionamentos amorosos
Questões de auto-estima
Autoconhecimento
Sexualidade
Questões de identidade
Como psicoterapeuta, o que me importa é restaurar a capacidade criativa do indivíduo, ou seja, a capacidade de criar sua vida como se estivesse criando uma obra de arte, mais do que criar um sintoma ou sofrimento.
Jean-Marie Robine
.png)
.png)